A Empresa

Tradição sobre rodas

ÔnibusA história da Rápido Luxo Campinas Ltda., transportadora que opera nos segmentos de transporte coletivo urbano, transporte intermunicipal e no fretamento contínuo e eventual, começou em julho de 1962, com apenas quatro ônibus. Na época, a empresa tinha somente as linhas intermunicipais que ligavam Vinhedo, Valinhos e Campinas.

A partir de 1963, a Rápido Campinas começou a operar no transporte coletivo urbano em Valinhos, onde foi a pioneira. Em 1969, a sua frota era composta por 17 veículos. Hoje, a empresa tem cerca de 1.800 veículos, entre ônibus rodoviários, urbanos, microônibus, vans, automóveis blindados e de apoio, distribuídos nas regiões de Campinas, Jundiaí, Jaboticabal, Sorocaba, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, São João da Boa Vista, Santa Cruz das Palmeiras, Tatuí, Iperó, Indaiatuba, Itu, Louveira, Valinhos, Vinhedo e Poços de Caldas (MG).

Em 1978, a atual diretoria adquiriu a Rápido Campinas, empresa que atualmente emprega 3.700 famílias e está sediada em Osasco. A Rápido Luxo Campinas empresta seu nome ao grupo que hoje é composto por empresas tradicionais como VB Transportes e Turismo, VB Cargas, Ouro Verde, Transportes Capellini, Viação Itu e Viação Avante, entre outras (confira a relação completa no link Coligadas).

A Rápido Campinas está apta a prestar serviços nos mais diversos segmentos de transporte de passageiros. A empresa é registrada na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU) para executar serviços regulares e de fretamento, na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para fazer viagens turísticas, na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para operar o fretamento contínuo e eventual em Campinas.